| Home | links do setor | associados | diretoria |

Diminui ritmo de crescimento das exportações de couros
Domingo, 20 de Agosto de 2006 08:18
AICSul

Dados da Secex, elaborados pela Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul - AICSul, indicam que está ocorrendo uma pequena redução no crescimento das exportações brasileiras de couros. Até março, foi observado um volume de couros 35% maior do que em 2005. A partir daí há uma queda neste percentual e em julho chegou a 28% o incremento acumulado em relação aos sete primeiros meses do ano passado. Também há uma queda de 21% no total exportado em julho na comparação com junho deste ano.

Porém, ao menos até julho, esta queda não havia atingido as exportações de couros acabados (de maior valor agregado). As vendas de acabados foram em julho 4% maiores do que em junho.
Quanto ao destino, o grande destaque é o incremento de 427% nas vendas deste ano para o Vietnã, um dos maiores fabricantes mundiais de calçados.

O desempenho gaúcho continua inferior à média nacional. Enquanto no país as exportações cresceram 28% de janeiro a julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, no Rio Grande do Sul o incremento foi de 14%. E os gaúchos são os maiores exportadores brasileiros de couros com maior valor agregado.

Fonte: couronews


Copyright © 2002 Sinacouro. Todos os direitos reservados